O processo de formação dos profissionais do Centro Social Brooklin Paulista

A Associação tem investido constantemente na formação de seus profissionais, por meio de consultorias especializadas e, desde 2014, vem desenvolvendo capacitações e treinamentos aos Diretores e Coordenadores Pedagógicos dos Centros de Educação Infantil, aos Gerentes dos Serviços dos Centros da Criança e Adolescente e aos Diretores do Centro para Juventude.

O trabalho de formação dos diretores tem buscado refletir, com frequência, seu papel como Gestor de Unidade,  e também  seu papel pedagógico e social, que é aquele em que o gestor valoriza a qualidade do ensino aprendizagem, o empoderamento dos indivíduos, o projeto e a orientação pedagógica. Nas reflexões procura-se garantir constantemente, um olhar sobre  a importância de se praticar uma gestão democrática e participativa que envolve desde o estimulo à participação de pais, comunidade e demais atores, até os temas inerentes a sua função, como: conflitos na liderança, responsabilidades da função, competências e habilidades, relacionamento interpessoal, captação de recursos, avaliação de procedimentos e de serviços prestados à comunidade.

As capacitações voltadas para a formação de coordenadores pedagógicos, buscam   ampliar  tanto o seu olhar como agente de transformação  no processo de educação das crianças, adolescentes, como dos próprios educadores. A partir de 2014, as creches passaram  a desenvolver projetos pedagógicos envolvidos em temas que contribuíssem  para um futuro mais sustentável, sem perder de vista as orientações curriculares pautadas em lei e as especificidades do seu público.

Ainda por meio de consultoria especializada, os projetos pedagógicos são elaborados, implementados e avaliados e, em todas as suas fases,  prezando o envolvimento e a participação da criança, adolescente, família, comunidade e equipe escolar. Todos os projetos são acompanhados pelos gestores.

No processo de formação, também é incluído a realização de fóruns internos nos quais se  reflete sobre o propósito da Associação e o papel de seus gestores no que diz respeito às questões de liderança, trabalho em equipe e gestão de conflitos. Somado a isso, um grupo de estudos, juntamente com consultoria especializada, revê os processos internos de trabalho sobre recursos humanos, compras, gestão do estoque e manutenção nas instalações, proporcionando melhoria significativa nos processos e nas ferramentas utilizadas.

Como  resultado deste processo vê-se a  realização, envolvimento e qualidade de trabalho de todas as equipes, nas novas ideias sobre a  prática de gestão e, especialmente, na participação e compromisso dos pais e comunidades dos projetos desenvolvidos.