Nossa história

 

A Associação Centro Social Brooklin Paulista, é uma organização sem fins lucrativos que, desde 1957, desenvolve projetos sociais com crianças e adolescentes.

No início de sua existência, o trabalho era feito de forma assistencial às famílias com baixa renda, arrecadando fundos para atender as necessidades da comunidade local.

Em 1990, constituiu-se juridicamente e direcionou sua missão ao atendimento da criança e do adolescente, desenvolvendo projetos para efetivação dos seus direitos, bem como a promoção da Educação Básica, para crianças de até cinco anos. Também, buscou parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo, estabelecendo convênios para uma Creche e um Espaço Gente Jovem, atendendo inicialmente 200 crianças, parceria que permanece.

A partir de 1992 este número foi ampliado e atualmente atendemos 2074 crianças e adolescentes em:

08 Centros de Educação Infantil (CEI)
03 Centros para Crianças e Adolescentes (CCA)
01 Centro para Juventude (CJ)

Nossa Missão

Promover o desenvolvimento do indivíduo, por meio de projetos sócio educacionais, de forma a contribuir com a ampliação do seu universo cultural e o exercício da cidadania.

Nossa Visão

Ser uma Associação que promova a transformação de vidas, e que seja reconhecida pela excelência em todos os serviços prestados à sociedade.

Nossos Valores

Solidariedade
Ética
Transparência
Compromisso com a causa
Respeito e valorização humana

Nosso Público

Crianças de zero até 11 anos e adolescentes de 12 a 17 anos em condições de desigualdade socioeconômica, com acesso precário aos bens e serviços, da região sul de São Paulo.

O que pensamos, acreditamos e realizamos!

A globalização é um fenômeno que criou pontos em comum na economia, na sociedade e na cultura, que trouxe avanços ao mundo contemporâneo, dentre os quais destacamos a evolução da ciência e da tecnologia, o avanço do conhecimento e da comunicação, tornando o mundo interligado.

O processo acelerado de mudanças, somada a necessidade de modernização, se de um lado trouxe benefícios, de outro impulsionou a concentração de renda, gerou maior exclusão social, aumento da pobreza, resultando em um distanciamento maior aos bens e serviços e graves danos ambientais.

Este mundo contemporâneo do qual fazemos parte, coloca-nos diante de um cenário em que a grande maioria vive em condições de desigualdade socioeconômica e trava uma batalha cotidiana para ter uma vida digna, humana e justa. Este é o público que atendemos e que nos faz acreditar em uma educação que contribua, efetivamente, com o desenvolvimento do ser humano em sua totalidade, que permita ao indivíduo protagonizar sua história, de situar-se criticamente no contexto em que vive e promover mudanças na sua própria vida, do seu grupo e da sua comunidade.

Com crianças, trabalhamos a formação da identidade, sua relação com o contexto em que vivem, estimulando constante interação e contribuindo, assim, com seu processo de aprendizagem, do diálogo, da cooperação e do espírito coletivo. Os projetos são focados em atividades lúdicas que permitem a exploração e descobertas que, agregados a valores como respeito e solidariedade, possibilitam o desenvolvimento da autonomia e de um ser humano mais ético e justo.

Com adolescentes, buscamos promover a formação para o mundo do trabalho, incentivando o protagonismo, a atitude empreendedora a fim de que eles possam construir o seu projeto de vida de forma autônoma, responsável e ética. As atividades são desenvolvidas com objetivo de estimular o pensamento crítico, a criatividade e a troca de saberes por meio do exercício constante da reflexão ativa, onde sua história e seu universo de vida são respeitados e valorizados de forma a impulsionar a participação cidadã.