Concepção que nos rege
Nosso trabalho está fundamentado na concepção socioconstrutivista
interacionista, através da qual o desenvolvimento ocorre pela interação com o outro e com o meio em universos culturais múltiplos, fazendo com que o ser humano possa se desenvolver na sua totalidade: aprendendo a ser, a conhecer, a fazer e a conviver.
Nossa metodologia está pautada na pedagogia de projetos, que consiste em trabalhar temas a partir das curiosidades, interesses e necessidades das crianças e adolescentes. São estimulados a pesquisar e criar novas buscas, descobertas e (re) construções de conhecimentos. Neste processo, o educador deixa de ser um transmissor de conhecimentos e passa a ser mediador que estimula a aprendizagem e possibilita à criança e adolescente, a partir das relações criadas, encontrar significados naquilo que está aprendendo.
A avaliação tanto do nosso público quanto dos projetos é desenvolvida continua e sistematicamente, pois esta forma nos permite rever e alterar ações, processos, aprimorar a prática educativa e, consequentemente, os serviços prestados à comunidade. Ela é feita por meio de uma sistematização de registros significativos dos fazeres vividos pelas crianças e adolescentes e tem o objetivo de documentar a história dos caminhos que cada um percorreu em suas inter-relações. Os familiares envolvidos nos projetos também são contemplados neste processo.
Quanto aos projetos, a avaliação acontece em suas diversas fases: na fase inicial, quando da sua implementação, durante o processo a fim de monitorar e acompanhar e ao final para avaliar os resultados propostos e seus impactos na vida de todos os envolvidos, seja criança, adolescente e familiares.
São documentos norteadores do nosso trabalho: Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para Educação Básica (DCN), Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil (DCNEI), bem como documentos oficiais da Secretaria Estadual da Educação (SME) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMADS).